Talvez não seja o aminoácido mais conhecido, mas a metionina tem um aspecto muito importante na nossa saúde. É, junto com a cisteína, o único aminoácido que contém enxofre, o que terá um papel essencial na síntese de proteínas e aminoácidos tão importantes como a carnitina, taurina ou a metionina, mas não só isso: ajuda a que a pele, o cabelo ou as unhas se mantenham em bom estado, em apoio à criação da cartilagem nas articulações e, talvez, o aspecto mais destacado é que é um importante eliminador de gorduras.

Uma das funções mais importantes da metionina é o transporte da gordura para as células, para que ali se transforme em energia. Desta forma, conseguimos um melhor desempenho muscular. Ao longo deste percurso, a metionina evita que a gordura corporal se acumule em partes do corpo como as artérias ou o fígado, onde o acúmulo de gordura pode resultar em problemas tão sérios como o fígado gorduroso. Mas, para além de queimar gordura, este aminoácido essencial ajuda a nossa saúde em vários sentidos.

Quais são outros benefícios que nos traz a metionina?

Antes dizíamos que a metionina é muito importante na criação da cartilagem. Trata-Se de um processo onde o enxofre é imprescindível, mas, ao contrário do que acontece com outros minerais, como o ferronão podemos ingerir enxofre na forma de suplemento e, assim, a única possibilidade que temos são a metionina e a cisteína. Um défice de enxofre pode provocar problemas como a artrose (as pessoas saudáveis têm o triplo de enxofre na cartilagem que pessoas que sofrem com esta doença); e embora possa soar perigoso esse enxofre, não tem efeitos negativos a longo prazo.

Outro dos efeitos positivos do enxofre é que a metionina ajuda a fortalecer a estrutura do cabelo e as unhas, que crescem mais fortes e saudáveis. Este aminoácido é capaz de formar cadeias, onde está presente o enxofre, conectadas entre si, fortalecendo, assim, a estrutura de cabelos e unhas. De fato, é essencial para manter o bom estado dos tecidos do corpo, como a pele. Como acontece com outros aminoácidos metionina é antioxidante -combate os radicais livres – e desintoxicação, eliminando metais pesados como o chumbo.

Um dos grupos que você pode tirar maior partido deste aminoácido são os alérgicos, já que a metionina ajuda a reduzir os níveis de histamina do corpo. Desta forma, sofreremos menos reações, em especial com os alimentos. Encontramos em tratamentos contra distúrbios psicológicos como a depressão, é energizante, reduz a fraqueza muscular e ainda protege contra os efeitos nocivos da radiação. Nos casos de mulheres que tomam contraceptivos orais também promove a excreção de estrógeno, sendo muito benéfica.

Alimentos ricos em metionina que deve consumir

Já dissemos que a metionina é um aminoácido essencial, ou seja, que se adquire através da proteína animal ou vegetal, porque o corpo humano é incapaz de produzi-lo de forma natural. Se você seguir uma dieta saudável e equilibrada, com um aporte protéico regular, dificilmente você terá um déficit de metionina -nem de nenhum aminoácidos essenciais-, mas nunca é de mais lembrar que os alimentos que podem nos fornecer um extra de metionina, onde mandam , como carnes, peixes, ovos e produtos lácteos, ou seja, os alimentos com um alto componente proteico.

Como se vê, trata-se de proteína de origem animal. No caso das proteínas vegetais encontramos metionina em soja, frutos secos, legumes e sementes de gergelim, embora os valores são sensivelmente inferiores às que nos proporcionam as proteínas animais. Existe sempre a opção de concluir essa ingestão de suplementos e complementos que lhe garantem tomar a dose diária recomendada, mas a opção natural é a mais recomendável.

Recomendo também QuitoPlan Funciona para sua dieta e caso você queira queimar gordura mais rapidamente, pois com QuitoPlan as gorduras serão eliminadas muito rapidamente.